sexta-feira, 25 de abril de 2014

Fita led, é própria para aquarios?

Sim! fita led, é própria para aquarios Basta não mergular  
Os leds próprios para aquarismo marinho, 
sobretudo para corais, possuem comprimento de onda de 445 a 460nm, 
que estimulam a fotossintese das zooxantelas
consequentemente a cor e o crescimento dos corais.
eles atenderem essa exigencia.

Atacado de lâmpadas LED Acesse: www.ledaqui.com.br

Experiências com Leds 10W em aquário doce


por Paola_Cesari
 
Sou suspeita pra falar de leds estou tendo excelentes resultados com leds.
Não gostei dos leds da deal extreme achei eles meio fracos em termos de iluminação alguns amigos aqui de bh compraram e não gostaram.

No meu caso no meu aquario de quase 70cm de altura o resultado foi animador substituí 200w em lampadas por 60w de led e 2m de fita rgb para fazer a iluminação noturna. não me arrependo.
E o projeto aqui em casa anda crescendo! Depois de experimentar muitas temperaturas de cor fontes entre outros cheguei num resultado Excelente com os leds. Alguns vão dizer que ainda é caro. Eu não acho caro levanto em consideração que uma T5 bacana custa em torno de R$140,00 + o Reator que é uns R$80,00.

Posso afirmar que para as plantas, principalmente as vermelhas o ideal são leds 6500k, não tem erro. Estou usando esses Leds em todos meus aquários meus com sucesso. Por ultimo quis fazer uma montagem um pouco diferente pra iluminação, usei spots de alumínio e o acabamento ficou muito bonito posteriormente farei uma calha de alumínio ou de acrílico. mas gostei do charme do spot.

Barboplanet Aquario principal 300l - Este foi o motivo da pesquisa de leds (eu usava 2 T5 54w junto com compactas era uma droga).
6 Leds 10w ( sendo 2 10000k,2 warm 4000k, 2 6500k) e 2m fita rgb que uso para iluminação noturna. e pela manhã...

Aquario de Tetras 3 Leds 10w 6500k 800lumens cada. Notei uma diminuição das algas marrons e algas no vidro. As plantas vermelhas ficam bem vermelhas mesmo.

Imagem
 

Atacado de lâmpadas LED Acesse: www.ledaqui.com.br

Imagem

Aquario camarões malawa usa 3 Leds 3w 6500k cada led 180lumens. Já tem 3 meses que estou usando as plantas estão mais verdes e acabou o problema da lampada ficar fraca com o tempo.


Imagem

Para instalação em Aquarios com tampa em madeira quando o cliente tem interesse em furar a tampa eu já estou comercializando os módulos.

Quero esclarecer algumas coisas aqui sobre o tópico.Tudo que eu disse foi com base em experiências que eu tive, não usei cálculos mirabolantes e tal. Gosto da facilidade que os Leds de 10Wme dão na hora de alimenta-los. Não sei se do jeito que eu faço está certo ou errado, já testei várias coisas antes de postar aqui.

Num cubo40x35x30 e outro Usei 1 Led 10W6500k fiz um carpete de Eleocharis minima nele, era meu mudário

Considerando 40/50cm de largura e no maximo 60cm de altura

Num aquario de 100de display Low 2 leds 6500k 1 de cada lado vai ficar joia não precisa mais do que isso aí se é mais plantado mais exagerado distribui em zigue zague 4 leds. (como disse antes baseado no que eu vivi com meus aquarios e aquarios de que comprou led comigo).

num aqua de 120 de display no máximo 6 leds (tudo depende da montagem que pretende-se fazer)

150 de display vou no máximo de 8 Leds(e acho muito por mim colocaria 6)

Como disse antes levando em consideração que o excesso de luz estressa os peixes.

Atacado de lâmpadas LED Acesse: www.ledaqui.com.br 

Perguntas que vi por ae:

Não usei drivers para os Leds - Substituí por fonte de pc usando a linha de 12v para alimenta-los pois a fonte é estabilizada e é uma saída confiável, não uso resistor pra limitar a corrente. Só trabalho com leds 10w 6500k 10000k 20000k testei 4000k também.

Ah! Paola será que dá pra confiar nessas fontes?
-Não sei aqui testei fontes pequenas algumas abriram o bico e não deram conta. É um tiro no escuro, assim como os drivers (comprei um pra um led 3W e ele fritou, vai la saber o motivo os outros 3 continuam funcionando).

Testei dessas não deu certo

Queria uma dessas mas aqui na "roça" de Belo Horizonte não encontrei, e a unica que vi o preço era mais alo do que todos leds que adquiri até hj.


Evito usar Leds sem cooler - Estamos num país tropical, tem dia que está insuportavelmente quente, nada que um bom dissipador não resolva, no entanto prefiro não arriscar.

Cálculo de Leds - Nao uso um calculo especifico , tudo varia de acordo com a altura o tipo de montagem que vai ser feita etc, etc.

Meu aquario da sala tem 120x40x70 ele é extremamente alto para um plantado hoje ele esta com 4 leds 2 no centro e +2 1 do lado esquerdo e 1 do direito mais do que isso é receita pra alga... Fora isso o led penetra mais na agua os peixes ficam extremamente irritados.Meu aquário hoje tem mais tetras que antes, sob a luz warm eles nadavam mais agora enquanto o aquário está acesso eles se escondem e só reaparecem quando as luzes se apagam ou quando acendo somente a fita.

Possuo aquários de outras medidas coloquei leds em todos. Testei fita temperatura de cor e tal.

Fita RGB Branca etc- Vai bem em alguns casos Aquario lowtech, Aquario de ciclideos, depende da necessidade de cada um. (não vejo a necessidade de pregar 5m de fita numa tampa só pra iluminação chegar no fundo do aqua. Opinião minha, discordem a vontade)


2 experiência menos luz pra pouca planta 2 Leds 6500k no centro do aquario

Imagem

Montagem atual Sucesso absoluto 1 Led a direita 2 no centro 1 esquerda

Antes
Leds 6500k 10w por NELL2BR, no Flickr

Depois
Imagem

A melhor opção para Low tech
Aquario 100x40x50

2 Leds 1 de cada lado 4000k Warm (mais amarelado) O crescimento das plantas fica lento, mas tem vantagens n~´ao da alga, os peixes não se estressam por causa dessa iluminação... o tom amarelado não é por causa do tronco e sim do led.

Atacado de lâmpadas LED Acesse: www.ledaqui.com.br

Depois
Imagem
Leds
Ah um outro detalhe da pra manter um carpete com quanto de led? Dá! de sobra... meu aquário de 70cm "faz carpete" com planta que era pra crescer verticalmente se tiverem um tempinho procurem no tópico do Barboplanet as mudanças das plantas nesse aquário de 70cm de altura. Atualmente no aquário tenho Hygrophila difformis que normalmente chega a 50cm de altura aqui ela num passa de 10cm virou uma moita. As chatinhas H.Cuba , Glossos, vão de vento em popa.



Veja mais em : http://ledaqui.com.br/?route=pavblog/blogs

7 comentários:

  1. Tenho um aquário de 70cm de altura x 1m comprimento x 40 de largura.
    qual iluminação led posso usar para trocar as t5.
    quero fazer carpete tbm mas acho difícil pela altura.
    obrigado.
    email: rodrigo@precistec.com.br

    ResponderExcluir
  2. Boa noite tenho u aquário marinho de 1 metro queria saber qual tipo de led posso esta usando para colocar hoje uso T5 quero trocar pra Led.

    email:salesamarco@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Gente alguém me ajuda por favor, tenho um aquário de 100 litros água doce (plantado, estou montando ele agora tá ficando e falta as plantas) comprei 5 lâmpadas t8 9w 750lm de LED pois na loja em que eu fui não trabalha mais com fluorecentes minha dúvida é saber a quantidade de lâmpadas mas lendo sobre a proporção lm\l cheguei a conclusão que não atingiu nem a metade do que realmente necessito ae comprei mais 3 lâmpadas de LED com 20w (1750lm) gostaria de saber se mantenho o cálculo de w/l com as lâmpadas de LEDs se cálculo pelos lumes ou como seria o ideal usando led pois já tenho essas lâmpadas compradas aqui em casa. Obg meu emal _ rafael_sall@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Gente alguém me ajuda por favor, tenho um aquário de 100 litros água doce (plantado, estou montando ele agora tá ficando e falta as plantas) comprei 5 lâmpadas t8 9w 750lm de LED pois na loja em que eu fui não trabalha mais com fluorecentes minha dúvida é saber a quantidade de lâmpadas mas lendo sobre a proporção lm\l cheguei a conclusão que não atingiu nem a metade do que realmente necessito ae comprei mais 3 lâmpadas de LED com 20w (1750lm) gostaria de saber se mantenho o cálculo de w/l com as lâmpadas de LEDs se cálculo pelos lumes ou como seria o ideal usando led pois já tenho essas lâmpadas compradas aqui em casa. Obg meu emal _ rafael_sall@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa noite, eu tenho um aquário de 30(L) x 30(C) x 40(A), e gostaria de saber se uma lampada led de 9W e temperatura de 6500k é o suficiente para manter poucas plantas, e se eu revestir a pare interna da calha com alguma coisa reflexiva (papel alumínio por exemplo) ira melhora a luminosidade? Também queria saber se eu poderia usar fita led rgb pra manter as plantas e qual marca ou modelo é melhor. As plantas em questão seria cabomba, vallisnéria, elodia, essas mais simples. Meu e-mail é lucasccr@gmail.com. E obrigado.

    ResponderExcluir